Que remédio usar para controlar a dor de dente?

remédiopara dor de dente

Diversos tipos de remédios podem ser usados para aliviar a dor de dente, entre os principais estão os analgésicos e os anti-inflamatórios. Em casos onde as dores são mais fortes pode ser preciso associar mais de um tipo de remédio.

Antes de tomar qualquer tipo de medicamento é muito importante que se defina qual é a causa da dor. Nos casos onde há infecção, como por exemplo, em dentes que precisam de tratamento de canal, os analgésicos e anti-inflamatórios podem “mascarar” o problema e levar há uma piora do caso, podendo a dor se tornar mais intensa, além da possibilidade de aparecerem outros sintomas, como o rosto inchado.

Um dente que poderia ser tratado de forma menos invasiva e mais barata para o paciente pode tornar-se um dente que precisa de um tratamento mais complexo e caro em pouco tempo.

Nunca tome remédios sem a avaliação de um dentista ou médico, isso pode colocar em risco a sua vida.

Agende uma consulta.

Dr. Henrique Bignelli

CROSP: 92.280

(16) 3289-3114

Perguntas frequentes:

1) Por que um dente precisa de tratamento de canal?
Existem 3 principais motivos:
1-A polpa do dente encontra-se inflamada, devido a cáries,fraturas ou restaurações profundas.
2-A polpa do dente está necrosa (morta) e pode haver contaminação por bactérias no sistema de canais.
3-Indicação protética: é necessário o tratamento de canal para instalação de pinos intra-canais visando aumentar a retenção de uma futura prótese.

2) O tratamento de canal deixa os dentes fracos?
O principal motivo de um dente ficar mais fraco é a perda de estrutura dentária, geralmente por cáries ou fraturas e essas podem levar ao tratamento de canal.

3) Quantas sessões são necessárias para realizar o tratamento de canal?
Geralmente o tratamento pode ser feito em apenas uma sessão, mas em casos de retratamento, presença de infecção, pus, hemorragia e casos especiais o tratamento pode ser realizado em múltiplas sessões.

4) O tratamento de canal dói?
Não, existem técnicas anestésicas para que todo o tratamento seja realizado de forma indolor, porém é preciso deixar claro que quanto antes o tratamento for feito, não deixando o quadro se agravar, mais confortável o tratamento é para o paciente.

 

5) Por que é preciso realizar o retratamento de um canal?
São vários motivos, como presença de bactérias resistentes, falha no tratamento anterior, presença de canais não localizados ou recontaminação do canal devido à ausência de restauração adequada.

6) O tratamento de canal escurece o dente?
O dente pode ter uma discreta alteração de cor após o tratamento endodôntico, porém existem técnicas de clareamento e restauração para evitar que isso aconteça. O mais comum é que dentes que sofreram trauma tenham alteração de cor devido à hemorragia interna causada pelo trauma.

7) Dor de dente pode dar dor de ouvido?

Sim! Muitas vezes a dor de dente pode ser irradiada e se confundir com dor de ouvido. Fazer o diagnóstico correto é muito importante para não realizar tratamentos desnecessários. A dor de ouvido, além da dor de dente, pode também ser causada por problemas na articulação temporomandibular.

.