Tratamento de Canal

Perguntas frequentes:

1) Por que um dente precisa de tratamento de canal?
Existem 3 principais motivos:
1- O dente encontra-se inflamado, seja por cáries, fraturas ou restaurações profundas.
2- O dente está necrosado (morto) e pode haver contaminação por bactérias no sistema de canais.
3- Indicação protética: é necessário o tratamento de canal para instalação de pinos intra-canais visando aumentar a retenção de uma futura prótese.

2) O tratamento de canal deixa os dentes fracos?
O principal motivo de um dente ficar mais fraco é a perda de estrutura dentária, geralmente por cáries ou fraturas e essas podem levar ao tratamento de canal.

3) Quantas sessões são necessárias para realizar o tratamento de canal?
Geralmente o tratamento pode ser feito em apenas uma sessão, mas em casos de retratamento, presença de infecção, pus, hemorragia e casos especiais o tratamento pode ser realizado em múltiplas sessões.

4) O tratamento de canal dói?
Não, existem técnicas anestésicas para que todo o tratamento seja realizado de forma indolor, porém é preciso deixar claro que quanto antes o tratamento for feito, não deixando o quadro se agravar, mais confortável o tratamento é para o paciente.

 

5) Por que é preciso realizar o retratamento de um canal?
São vários motivos, como presença de bactérias resistentes, falha no tratamento anterior, presença de canais não localizados ou recontaminação do canal devido à ausência de restauração adequada.

6) O tratamento de canal escurece o dente?
O dente pode ter uma discreta alteração de cor após o tratamento endodôntico, porém existem técnicas de clareamento e restauração para evitar que isso aconteça. O mais comum é que dentes que sofreram trauma tenham alteração de cor devido à hemorragia interna causada pelo trauma.

7) Dor de dente pode dar dor de ouvido?

Sim! Muitas vezes a dor de dente pode ser irradiada e se confundir com dor de ouvido. Fazer o diagnóstico correto é muito importante para não realizar tratamentos desnecessários. A dor de ouvido, além da dor de dente, pode também ser causada por problemas na articulação temporomandibular.

.

Endodontia

      A endodontia, é responsável por cuidar das agressões à polpa, que não necessariamente levam ao tratamento de canal. 

      A sensibilidade ao frio ou à doces, por exemplo, também faz parte das enfermidades tratadas pela endodontia.

     Quando a remoção da polpa é necessária, realiza-se o tratamento de canal. Muitas vezes o paciente só descobre que tem algo errado com seu dente quando começa a sentir fortes dores e até mesmo inchaços e é o tratamento de canal que devolverá o conforto ao paciente.

    O tratamento de canal deve ser realizado com muito cuidado, conhecimento, técnicas e equipamentos modernos e adequados, e isso é o que nós oferecemos aos nossos clientes: tratamentos de qualidade, rápidos, seguros e sem dor!

     Para saber mais sobre endodontia e sobre nossos serviços visite nosso blog.